Adoniran Barbosa será a estrela das Serestas de Sexta no mês de agosto na Casa dos Trovadores Urbanos. A alegria será imensa e a emoção também!

2 de agosto de 2018 08:19
No mês de agosto, as Serestas de Sexta dos Trovadores Urbanos serão dedicadas a Adoniran Barbosa, linda homenagem ao pai do samba de São Paulo.

A Seresta de Sexta na Casa dos Trovadores Urbanos é sempre sucesso entre os fãs do grupo e, nesse mês de agosto, teremos todas as sextas dedicadas a uma linda homenagem ao grande paulista Adoniran Barbosa, sempre das 20 às 21h30. Os moradores do bairro de Perdizes – e de outros locais da cidade, que também frequentam as Serestas de Sexta – poderão cantar junto com os Trovadores Urbanos os grandes sucessos desse artista maravilhoso, que é considerado o pai do samba paulista.

Adoniran Barbosa nasceu em 6 de agosto de 1910, em Valinhos (SP) e era um artista completo: compositor, cantor, humorista e ator. Nascido João Rubinato, esse grande artista representava várias personagens em programas de rádio, entre elas o “Adoniran Barbosa”, que acabou por se confundir com seu criador, graças a sua imensa popularidade. Quando criança, Adorniran Barbosa abandonou a escola cedo, pois necessitava trabalhar para ajudar a família numerosa, de oito filhos. Sua família viveu em várias cidades buscando resolver seus problemas financeiros. De Valinhos, a família se mudou para Jundiaí, Santo André e depois vieram morar em São Paulo. Entre as curiosidades da vida de Adoniran Barbosa está o fato de que seu primeiro ofício, em Jundiaí, foi o de entregador de marmitas.

O seu primeiro sucesso como compositor foi Trem das Onze e acabou se tornando canção muito conhecida nas rodas de samba. Provavelmente todo brasileiro conhece ao menos o estribilho dessa canção, que se tornou atemporal e, dessa maneira, Adoniran Barbosa alcançou o sucesso. No entanto, esse sucesso durou pouco e não lhe rendeu mais que uns poucos trocados de direitos autorais. Essa música, que já havia sido gravada pelo autor e não fizera sucesso ainda, foi então regravada novamente pelos “Demônios da Garoa” e, embora o conjunto seja paulista, a música estourou primeiro no Rio de Janeiro, com grande sucesso.

Adorinan Barbosa era grande observador do comportamento humano e sabia que o público gosta não apenas de drama, mas também adora uma boa dose de humor, mesmo que amargo. Pensando assim, compôs um dos seus sambas mais notáveis, um dos primeiros em que trabalhou a nova estética do samba: “Saudadosa Maloca”. O humor sempre foi marca registrada de Adoniran Barbosa e fez dele um sambista tradicional e inovador.

E porque esse pai do samba de São Paulo merece muitas honras, todas as cinco sextas-feiras do mês de agosto serão regadas a muita música divertida, samba com sotaque paulistano. A alegria de Adoniran Barbosa combina com a emoção, a leveza e o afeto das Serestas de Sexta e, entre seus sucessos, as inesquecíveis “Trem das Onze”, “Samba do Arnesto”, “Saudosa Maloca”, serão relembras pelos Trovadores Urbanos. E muitos outros sambistas de São Paulo também serão lembrados nessa homenagem a Adoniran Barbosa.

As Serestas de Sexta na Casa dos Trovadores Urbanos são gratuitas, é só chegar e se juntar a todos (famílias, amigos, crianças) que sempre estão acompanhando o grupo. E nesse ano, os fãs de Adoniran Barbosa e dos Trovadores Urbanos ainda poderão visitar e trocar mensagens no Muro do Afeto, estabelecido na Sede dos Trovadores. Muita emoção, alegria e diversão num lugar cheio de cultura, alegria e muito afeto.

Anote aí em sua agenda: dias 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto, na Rua Aimberê, 651, das 20 às 21h30. Gratuito.  Serestas de Sexta na casa Trovadores Urbanos, em agosto, dedicadas a Adoniran Barbosa.

Compartilhe

Notícias Recentes
Agenda
Siga os Trovadores!
Curta os Trovadores!