Em Junho, uma quarta e última oficina do projeto “Afinando o Afeto Volume 1”, vai oferecer aos professores da Rede Pública de Lençóis Paulista mais um grande momento de inspiração para uma vida privada e profissional de qualidade através da “Danças Circulares” e do Muro do Afeto.

18 de junho de 2019 13:02

Em sua quarta e última etapa, o projeto “Afinando o Afeto volume I” – iniciativa do Instituto Trovadores Urbanos com patrocínio da Lwart Lubrificantes –  oferece a oficina “Danças Circulares” e ainda levará às escolas o Muro do Afeto. As oficinas desse projeto são dirigidas aos professores do ensino público da cidade de Lençóis Paulista com o objetivo de trabalhar o afeto e a arte em benefício da qualidade de vida de docentes e alunos.

A dança circular é uma técnica simples e de fácil aprendizado, uma experimentação de músicas, gestos, ritmos e passos de diversos povos, em forma de roda, permitindo a conexão harmoniosa entre os participantes. Na Dança Circular, o passo é ensinado e treinado em roda e, depois, entra a dança e a música. Aos poucos os movimentos começam a se tornar internos e, então, os participantes liberam a mente, o coração, o corpo e o espírito. Essa atividade, além de prazerosa, proporciona o autoconhecimento e o compartilhamento de afeto.  O Muro do Afeto é uma troca de mensagens positivas entre os participantes, que deixam suas palavras escritas em um cartão e retiram do Muro outra mensagem, em um verdadeiro intercambio afetivo.

A oficina “Danças Circulares” será ministrada por Maria Eugênia Anjos, que estuda e pesquisa sobre Yoga e respiração há 30 anos, tem formação em anatomia do movimento, é mestra em Reiki e atua também na harmonização das frequências vibratórias celulares. Ela é focalizadora em Danças Circulares no “Arhka Medicina Integrativa”.    No inicio da oficina, os participantes farão uma respiração e meditação com tambores e – assim – sintonizados ao ritmo dos tambores e bowls, farão exercícios respiratórios meditativos de harmonização vibracional, que buscam aquietar o coração e permitem que a voz do coração fale mais alto.

A oficina “Dança Circulares” com o Muro do Afeto acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho, em 12 escolas da rede publica municipal    de  Lençóis Paulista.  Nesses mesmo locais, no entorno das escolas, serão distribuídos os “cartões dourados” do Trovadores Urbanos, que são mensageiros especiais de palavras de afeto que unem e emocionam as pessoas. Também acontecerá uma apresentação no  Espaço Cultural da cidade  aberta a toda a comunidade, onde também serão distribuídos 40 “cartões dourados” O projeto “Afinando o Afeto volume 1” tem o patrocínio da Lwart Lubrificantes.

SERVIÇO

Projeto “Afinando o Afeto volume 1” – Oficina Danças Circulares

E Muro do Afeto

Datas e locais, na cidade de Lençóis Paulista

GRATUITO

 

HORÁRIOS E LOCAIS

25/06/19 – Terça – Feira      

EMEI “ MARIA TEREZA DA SILVA COELHO JACON”     7h30

EMEI “ AUREA DAMASCENO BERNARDES”                10h30

EMEI “ PROF . YVONNE CONTI CAPOANI”                15h30

EMEF “PROFª MARIA ZÉLIA CAMARGO PRANDINI”  20h

26/06/19 Quarta – Feira                                                                               

EMEIF “IRMA CARRIT”                                                                     7h30

EMEIF “PHILOMENA BRIQUESI BOSO”                                         10h30

EMEIF “PROFª AMÉLIA BENTA DO NASCIMENTO OLIVEIRA”   14h30

 

UMA APRESENTAÇÃO SERÁ REALIZADA NO  ESPAÇO CULTURAL,  ABERTA AO PÚBLICO

26/6   QUARTA     20 HORAS

Rua Pedro Natálio Lorenzeti, 286 – Centro, Lençóis Paulista

GRATUITO

27/06/19 Quinta – Feira    

EMEF “PREFEITO EZIO PACCOLA”       7h30

EMEIF “PROF NELSON BROLLO”         10h30

EMEF “ELIZA PEREIRA DE BARROS”    15h30

28/06/19 Sexta – Feira      

EMEF “ESPERANÇA DE OLIVEIRA”                                                 10h30

EMEF “PROF GUIOMAR FORTUNATA CONEGLIAN BORCAT   15h30

Sobre o projeto

Para reforçar o papel do educador no mundo digital, dentro do cotidiano das comunidades, e para aprimorar as interações sociais dos e com os alunos, a Lwart Lubrificantes traz a Lençóis Paulista (SP), até o mês de agosto, o projeto ‘Afinando o Afeto – Volume 1’, desenvolvido pelo grupo de seresteiros Trovadores Urbanos, de São Paulo (SP), e patrocinado por meio da Lei Rouanet.

São oficinas culturais afetivas, ministradas para professores de 13 escolas da rede municipal da cidade, em que são trabalhados temas como poesia, música, teatro, dança e todos os benefícios que as mais variadas artes trazem para qualquer pessoa. O trabalho com o afeto e a arte promove a qualidade de ensino e o acolhimento deste profissional tão importante na sociedade. Para transmitir conhecimento, o professor precisa – antes de tudo – de inspiração, que o motiva a agir com afeto e amor.

A iniciativa também envolve a publicação de um livro, intervenções urbanas com distribuição de frases de afeto pelo município e apresentações de canto e dança, entre outras atividades. O objetivo do projeto é estreitar laços afetivos entre a cidade e as comunidades, contribuindo com a formação e o desenvolvimento artístico de aproximadamente 400 docentes, com o aumento da qualidade do ensino e da vida de alunos e mestres.

No total, acontecem quatro oficinas temáticas com 10 sessões cada – que se iniciaram no mês de março e vão até a segunda quinzena de maio: ‘Música e Meditação no Escuro’, com Trovadores Urbanos e Monja Heishin; ‘Afinando o Afeto’, com Trovadores Urbanos e Valéria Caram; ‘FuxicomChico’, com Trovadores Urbanos e Sueli Vargas e ‘Danças Circulares’, com Maria Eugênia Santos.

Para celebrar o encerramento do projeto, no mês de agosto acontece o lançamento do livro ‘Afinando o Afeto – Volume 1’, em formato físico e e-book, contendo frases de afeto e trovas, fruto da criação coletiva realizada nas oficinas.

Compartilhe