Em novembro o aniversário é de Ary Barroso, que receberá uma linda homenagem dos Trovadores Urbanos, no dia 7 de novembro, quarta-feira, em um sarau na Casa mais musical do bairro de Perdizes.

31 de outubro de 2018 13:02

Mais um sarau de aniversário na Casa dos Trovadores Urbanos. Agora é a vez de cantar e celebrar Ary Barroso, no dia 7 de novembro.

O mineiro Ary Barroso será a estrela do mês de novembro no sarau de aniversário que os Trovadores Urbanos realizam para homenagear grandes estrelas da MPB. No dia 7 de novembro, fãs do compositor e do grupo Trovadores Urbanos se reunirão para festejar esse aniversário, cantando grandes sucessos como “Aquarela do Brasil” e “Isto aqui o que é”.

Nascido na cidade de Ubá, em Minas Gerais, Ary Barroso tornou-se conhecido pela composição “Aquarela do Brasil” que ficou conhecida como “samba exaltação” e também por ter sido indicado ao Oscar de melhor canção original com a música “Rio de Janeiro” do filme “Brasil”, de 1944. Órfão de pai e mãe aos oito anos, Ary Barroso foi adotado pela avó materna e começou a trabalhar aos 12 anos de idade, como pianista auxiliar na sua cidade natal. Fez sua primeira composição aos 15 anos de idade, um cateretê de nome “Ao Longe”. Em 1920, recebeu a herança de um tio falecido e mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Mas seu espírito de artista prevaleceu sempre e Ary Barroso venceu o grande Concurso de Música Popular em 1930 e, nesse mesmo ano, escreveu canções para o teatro musicado carioca.

Ary Barroso é considerado uma das grandes estrelas da época de ouro da MPB, nas décadas de 1930/ 1940. Esse grande artista não foi somente um excepcional compositor, mas também, um personagem múltiplo e bastante polêmico. Foi radialista, jornalista, político e se tornou conhecido dos Estados Unidos da América através da maravilhosa Carmen Miranda, no ano de 1944. Ary Barroso tinha muitas paixões, entre elas o futebol e participou ativamente da escolha do local onde foi construído o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

No dia 7 de novembro, no sarau de aniversário de Ary Barroso, seus clássicos serão lembrados com muita emoção. Sucessos como “Na Baixa do Sapateiro”, “No Rancho Fundo”, “É um Luxo Só” estão no repertório da festa promovida pelos Trovadores Urbanos, os seresteiros da cidade, que irão contar e cantar a obra desse grande artista brasileiro.

Nesse dia, os participantes do sarau também poderão conhecer o Muro do Afeto, uma instalação artística dedicada a compartilhar mensagens de afeto, a Sala Silvio Caldas, onde será realizado o sarau e conhecer mais sobre esse grupo que se dedica a distribuir momentos de amor e afeto pela cidade. Entre as atividades e criações do Grupo está ainda o Instituto Trovadores Urbanos, criado para ser parceiro de empresas especiais e levar à periferia da cidade aulas de Canto Coral e Teatro às crianças. Uma contribuição especial para a formação e educação dos pequenos cidadãos brasileiros.

Participe do sarau de aniversário de Ary Barroso. É gratuito, são trinta vagas e você pode se inscrever pelo e-mail institutotrovadores@trovadores.com.br.

Compartilhe