Instituto Trovadores Urbanos promove oficinas para crianças, onde serão construídos instrumentos de musicais com material reciclado.

7 de junho de 2018 13:51

No mês de junho, duas oficinas muito concorridas, promovidas pelo Instituto Trovadores Urbanos, acontecerão – respectivamente –  na Escola Veneranda (dia 7/6) e na Escola Antonio Pinto (dia 14/6). Nessas oficinas, as crianças aprenderão todo o significado e importância da reciclagem de um modo geral e, ainda, como aprender a construir um instrumento musical com material reciclado.

Desde que o ser humano percebeu a importância da reciclagem para a vida do planeta Terra – portanto para sua própria vida – a tarefa de reciclar e utilizar o material reciclado passou a estar presente em nosso dia a dia. Reciclar é transformar materiais usados em novos produtos de consumo, totalmente feitos com esse material reciclado. E a necessidade de reciclar tornou-se mais urgente a partir da década de 80, quando aumentou muito a produção de materiais descartáveis. Dessa maneira, além de preservar o meio ambiente, usar material reciclado também passou a significar a geração de riquezas. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico e isso contribuiu também para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

E claro que a reciclagem chegaria rapidamente também à Arte! E a arte musical ganhou muito com os instrumentos feitos de material reciclado, especialmente os instrumentos de percussão, que emitem sons bem parecidos com os dos instrumentos feitos com materiais novos.

E essas oficinas foram criadas também porque confeccionar instrumentos musicais é uma atividade muito divertida, além de bastante educativa, dentro do objetivo maior do trabalho desenvolvido pelo Instituto Trovadores Urbanos, que é levar a música para a vida das crianças, de modo que faça toda diferença, transforme corações e encha de afeto a vida de todas as famílias envolvidas no projeto.

São vários os instrumentos que podem ser feitos utilizando materiais reciclados, facilmente encontrados em casa. Chocalhos diversos, pandeiros, reco-recos, xilofones, tambores, triângulos, pratos, flautas, cornetas e tantos outros, que permitem um aprendizado especial, sem nenhuma dúvida.  Além de ser um projeto recreativo e barato, construir esses instrumentos é também uma tarefa muito simples. O divertimento educativo começa já pela separação do material reciclado e envolve os pequenos de maneira completa, fazendo com as crianças reforcem seu amor a musica e educação de maneira geral, transformando tudo numa deliciosa brincadeira cheia de afeto.

E de afeto os Trovadores Urbanos entendem muito bem! A serenata – por onde iniciaram esse caminho tão especial – traz a maravilha que uma música proporciona aos seres de maneira tão intensa. E, agora, também o projeto do Muro do Afeto distribui pela cidade palavras de amor que geram mais afeto formando, assim, uma grande Corrente do Bem.

Todo o trabalho do Instituto Trovadores Urbanos tem por objetivo maior a socialização das crianças através da canção e de tudo o que essa proporciona a elas, promovendo a interação entre colegas de classe, professores, amigos, familiares e trazendo um desenvolvimento fundamental que somente acrescenta benefícios a todo o trabalho educativo da escola que essas crianças frequentam. Um trabalho especial, cheio de afeto, conduzido por pessoas que constroem um mundo melhor. Os trabalhadores do Instituto Trovadores Urbanos.

Suely Vargas é a responsável por conduzir essas oficinas e, para ela, aquele momento mágico quando a criança tira o som de um instrumento confeccionado por suas próprias mãos é fascinante e proporciona uma experiência inesquecível.

As oficinas de construção de instrumentos musicais acontecerão nos dias 7 de junho, na Escola Veneranda (Cajamar), às 10 horas e às 13 horas, com capacidade para 50 alunos em cada oficina; em 14 de junho, na Escola Antonio Pinto (também em Cajamar), às 10.40 horas e às 13 horas, com capacidade para 50 alunos em cada oficina.

Compartilhe

Notícias Recentes
Agenda
Siga os Trovadores!
Curta os Trovadores!