Na Casa dos Trovadores Urbanos, o mês de julho é especial para as crianças que poderão participar de oficinas de construção de instrumentos musicais e de percussão com material reciclado, ministradas pela artista Suely Vargas.

26 de junho de 2018 17:48

Uma ótima opção para as crianças nas férias de julho é a Oficina de Construção de Instrumentos de Percussão com material reciclado que acontecerá todas as quartas-feiras na Casa dos Trovadores Urbanos, com duas horas com muita diversão, alegria e aprendizado.

 

Quatro oficinas que ensinarão a construir instrumentos musicais e de percussão com material reciclado serão ministradas pela artista Suely Vargas, na Casa dos Trovadores Urbanos nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho (quartas-feiras) das 15 às 17 horas.  Poderão participar das oficinas crianças a partir de cinco anos de idade que, além de construírem seus instrumentos, aprenderão sobre vários ritmos brasileiros: Samba, Choro, Baião, Maracatú, Frevo, Xote e muitos outros. Além de diversão e alegria, as crianças aprenderão muita coisa sobre música e reciclagem.

O samba é o ritmo mais conhecido no Brasil e, segundo estudiosos da música brasileira, ele nasceu da mistura de todos os outros ritmos e  Baião é uma das células musicais mais utilizadas pelos ritmos brasileiros e já era admirado nas festas do império brasileiro. Já o Choro é um herança da Polca e o Maracatú um ritmo quente do nordeste que ganhou o mundo. E do nordeste também veio o Xote, que é dançado de norte a sul do país, sem esquecer do Frevo, de Pernambuco, que é a alegria em forma de dança.

Os instrumentos serão construídos com material reciclado ensinando aos pequenos a importância da reciclagem no mundo atual e já fazendo com que eles pensem na Oficina antes mesmo de começar o trabalho, pois terão que juntar garrafas pets, embalagens plásticas variadas (em tamanho e forma), palitos de madeira, tampinhas de garrafas plásticas para levarem à oficina. As crianças também devem levar tesoura sem ponta, fitas adesivas coloridas e bixigas de festas infantis. E aproveitando a festa que é a Copa do Mundo, as crianças também construirão ganzu e vuvuzela para torcerem bastante em todos os jogos.

 

A Oficina de construção de instrumentos musicais e de percussão na Casa dos Trovadores Urbanos tem por objetivo educar e divertir. Afinal, construir seu próprio instrumento – e dele aprender a tirar um lindo som  – traz alegria  e muita informação importante para as crianças. Aprender com diversão torna tudo mais leve e elas se lembrarão desse momento para sempre. E no final de cada oficina, serão servidos pipoca e suco para completar essa festa!

As oficinas serão ministradas pela artista Suely Vargas, que iniciou a carreira artística nos anos 80, cantando em bailes em Araraquara, sua cidade natal.  Representou a música brasileira em excursões pela Europa durante 10 anos, e por lá também fez cursos de leitura musical e aprimorou os estudos de violão.  Atualmente é responsável também por ministrar várias oficinas nos projetos do Instituto Trovadores Urbanos. Uma artista totalmente engajada na multiplicidade de atividades que trazem beleza e entretenimento ao público.

Cada Oficina de construção de instrumentos Musicais e de Percussão na Casa dos Trovadores Urbanos tem capacidade para 30 crianças a partir de cinco anos de idade e o valor de cada oficina é de R$ 100,00. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (11) 97597 8132 ou pelo e-mail: institutotrovadoresurbanos@trovadores.com.br

Compartilhe