Sarau do Tricô na Casa dos Trovadores Urbanos movimenta o inverno paulistano com muita música e afeto.

20 de junho de 2018 14:36

Tricoteiras se encontram com Trovadores Urbanos e, entre canções e muito afeto, fazem quadradinhos de lã que se transformarão em mantas para doação.

Um evento cheio de arte que se transforma em benefício a quem precisa movimentará a Casa dos Trovadores Urbanos nos meses de junho e julho. Serão dois encontros nas tardes de domingos, quando quadradinhos de lã de 15cm X 15cm serão tecidos por tricoteiras e,  depois, serão transformados em mantas pelo Instituto Trovadores e doados à sociedade carente. Esse é o Sarau do Tricô

Desde 2010, os Trovadores Urbanos promovem uma cantoria para as tricoteiras da cidade e, durante uma hora, elas ficam cantando e tricotando ao som de uma grande serenata. E toda a produção do Sarau do Tricô é entregue ao grupo, que leva para o Instituto Trovadores Urbanos e a transforma em produtos especiais , através da confecção de colchas e mantas.

 

O tricô é uma arte milenar que se popularizou na Idade Média, revolucionou a Europa e agitou toda a sociedade naquele momento. Afinal, era uma maneira de tecer bastante simples, bem diferente dos métodos da época, com equipamentos caros e complicados. Com apenas duas agulhas – e bastante habilidade – o tricô tornou-se um sucesso pois – além de tudo – era fácil de aprender. E daí, para se transformar em arte pura, o tricô  só precisou de tempo para mexer com emoções e sentimentos.

 

No sarau do tricô dos Trovadores Urbanos, toda a emoção da cantoria que o grupo promove junto com as tricoteiras, permite que aflore todo o afeto e o carinho do ato de tricotar, com recordações vividas na emoção das canções dos Trovadores Urbanos. E, com tanto afeto envolvido, claro que a produção desse encontro de tricô garante muitas peças que envolvem bastante energia amorosa. Melhor maneira de preparar com muito afeto e amor algo que chegará à mãos necessitadas não só de coisas materiais, mas também de puro amor de doação.
O Sarau do Tricô é um dos grandes eventos promovidos pelos Trovadores Urbanos, profissionais da arte extremamente preocupados em que essa mesma arte seja a transformadora de nossa sociedade. Pois quem trabalha com música e com a  arte de homenagear pessoas através da serenata romântica e cheia de emoção, só pode reforçar a beleza dos sentimentos que a arte como um todo desperta no ser humano.

E o tricô, especialmente nesse sarau, acontece repleto de emoção, emoção essa que muitas vezes temos dificuldade de expressar, mas que com a ajuda da música é derramada durante todo o tempo da cantoria. Assim, entre agulhas e notas musicais, todo um momento de afeto é criado e compartilhado por todos os participantes. Nesse momento, o tricô – que já tem fama de calmante natural – transforma-se em remédio puro contra nossos cansaços, depressões e tristezas, além de contribuir para aplacar o frio de muitas pessoas. Essa atividade de arte terapia idealizada pelos Trovadores Urbanos permite que aprendamos a distribuir muito amor e afeto e também saibamos como receber esse mesmo amor e afeto de volta. Sempre uma via de mão dupla.

O Sarau do Tricô acontecerá nos dias 24/06 e 29/07, sempre às 16 horas, com 1 hora e meia de duração, na Casa dos Trovadores Urbanos, na rua Aimberê, 651, em Perdizes (SP). As inscrições podem ser feitas  pelo telefone (011) 2595.0100 ou pelo e-mail institutotrovadoresurbanos@trovadores.com.br

Compartilhe

Notícias Recentes
Agenda
Siga os Trovadores!
Curta os Trovadores!