Turnês Internacionais

O que tinha começado como um sonho de jovens talentosos que cantavam para amigos na cidade de Avaré, em São Paulo, acabou se transformando em promoção da música brasileira em praças internacionais. O sucesso dos Trovadores Urbanos ganhou o mundo a partir de 1993, encantando platéias de outros países.

As apresentações internacionais aconteceram em Portugal (1995 e 1997), Espanha, França (1993), e em Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro de 2003.

França (1993)

Em 1993, os Trovadores Urbanos se apresentaram, durante 20 dias, em Paris, em Madri e na região dos Pirineus, com um show que divulgava grandes momentos da música popular brasileira, incluindo músicas a partir do início do século XX.

Portugal (1994)

Os Trovadores Urbanos se apresentaram, em 1994, representando o Brasil no Teatro Municipal de Guimarães, cidade-berço de Portugal.

Portugal Expo-Lisboa (1998)

Nesta que foi a última exposição mundial do século XX, a Expo 98 – em Lisboa, o grupo se apresentou representando São Paulo, com um repertório de grandes autores da MPB, em especial os paulistas como Adoniran Barbosa. Além das serenatas pelos corredores da exposição, que ocupou uma área de 60 hectares, eles também apresentaram o espetáculo Brejeiro.

Emirados Árabes (2002)

Os Trovadores Urbanos foram para os Emirados Árabes em Dezembro de 2003.

Durante três dias a música brasileira agitou a orla de Dubai, ponto de encontro da 1ª Semana Brasil em Dubai – Brazilian Week and Trade Exhibition, com abertura do presidente Luis Inácio Lula da Silva e a presença de ministros, autoridades e empresários empenhados em desenvolver as relações comerciais com os Emirados Árabes.

Gaviões da Fiel, Fernanda Porto, Trovadores Urbanos e Barrica do Maranhão entusiasmaram um público de mais de 500 convidados, interessados na diversidade de ritmos e cores das apresentações. A marca romântica e performática dos Trovadores encantou os árabes, num jantar realizado a céu aberto, entre os hotéis Jumeirah Beach e Al Arab Hotel, o único sete estrelas do mundo.

Nos dias 8 e 9, os Trovadores Urbanos fizeram ainda uma série de apresentações em diversos pontos de Dubai, como os restaurantes da orla dos luxuosos hotéis e no local onde foi realizada a Feira de Negócios.

Espanha Expo-Zaragoza (2008)

Os Trovadores Urbanos seguiram dia 22 de junho de 2008, para a Espanha, para participar da Expo Zaragoza, onde representaram a cidade de São Paulo.

O quarteto vocal formado Maida Novaes, Valéria Caram, Juca Novaes e Eduardo Santhana, que resgata a memória da música brasileira, viajou a convite do governo brasileiro, através do Ministério do Meio Ambiente.

A Expo Zaragoza tem como tema a “Água”. Os Trovadores participaram também da Expo 98, em Lisboa, quando o tema foi o “Mar”.

O show “Canções Paulistas “ , com uma hora de duração, homenageou os os compositores nascidos no estado de São Paulo, o mesmo que resultou nos ótimos CD e DVD “Canções Paulistas ao vivo”, gravado no Teatro do SESC Vila Mariana, São Paulo, em 2007.

Com pesquisa de repertório coordenada pelo prestigiado historiador e produtor cultural Zuza Homem de Mello, o roteiro do show que originou os trabalhos mapeia mais de 100 anos da música popular paulista.