Trovadores Urbanos realizam Oficina de Afeto, gratuita, na Casa de Cultura de Lençóis Paulista, próxima quarta, dia 13 de março. Música e Meditação no Escuro com Monja Heishin.

13 de março de 2019 17:53

Música e Meditação no Escuro é uma  vivência conduzida pelos Trovadores Urbanos, que retrata um tema atual : a meditação. O espetáculo começa com  o ritual de desligar os celulares e as luzes vão se apagando aos poucos.

Monja Heishin Gandra falará sobre meditação, espiritualidade, refletindo sobre o tempo e a correria do mundo digital. Dessa maneira, aqueles que estiverem na plateia, que ainda não tiveram contato com a meditação, terão a oportunidade de aprender uma técnica dessa prática, atualmente bastante difundida em nossa sociedade.   A cantoria dos Trovadores acontece após um certo tempo da meditação e tudo se passa totalmente no escuro.

“Música e Meditação no Escuro” é uma experiência de convivência, que provoca inspiração através da música. Um estudo feito por cientistas de Harvard,  indica que  o cérebro muda a partir da meditação. A plateia fica atenta para o show da arte  através do exercício da concentração, da respiração,  onde  começa a perceber a melodia e letra  uma maneira diferente. As músicas cantadas pelos seresteiros navegam pela memória afetiva, tornando essa uma experiência sensorial, onde as pessoas saem do excesso do pensar e  experimentam o sentir.

Esse é um projeto da Lei Rouanet, com patrocínio da LWART Lubrificantes.

ELENCO:

MAIDA NOVAES – VOZ

VALERIA CARAM – VOZ

EDUARDO SANTHANA – VOZ

LUIZ MARCOS(XE) – VIOLÃO

MONJA HEISHIN

 

SERVIÇO:

DATA – 13 de março , quarta feira

HORÁRIO – 20  horas 

LOCAL: Casa de Cultura “Prof. Maria Bove Coneglian”
End.: Rua sete de setembro 934 – Centro – Lençóis Paulista
GRATUITO!

Segue  link para conhecer melhor o espetáculo:

SOBRE O PROJETO

“Afinando o Afeto, volume 1”. Nasce um projeto dedicado a trabalhar o afeto e a arte também com os professores da rede pública  de Lençois Paulista , promovendo a qualidade de ensino e o acolhimento desse profissional tão importante na sociedade.

Em 2012, o grupo de seresteiros Trovadores Urbanos criou um Instituto de musicalização para crianças carentes e preservação da seresta no Brasil. O Instituto Trovadores Urbanos, desde então, leva aulas de música e teatro a centenas de crianças, além de proporcionar a elas passeios culturais a espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo. Dessa preciosa vivência em comunidades carentes, constatou-se a necessidade de trabalhar também com o professor, reforçando e aprendendo sobre o papel do educador no mundo digital, no cotidiano violento das comunidades, enfim, reavaliando a Educação, que também está mudando constantemente. Na escola é que se consolidam as interações sociais dos alunos e, portanto, o melhor lugar para observar seus comportamentos e reações.

Para transmitir conhecimento, o professor precisa – antes de tudo – de inspiração, que é mais do que um sentimento,  é o que movimenta o agir com afeto e amor. Pensando nisso, o Instituto Trovadores Urbanos criou o projeto “Afinando o Afeto volume 1”. São oficinas culturais afetivas, ministradas para professores de 10 escolas da rede municipal de Lençóis Paulistas, SP, que trabalharão com poesia, música, teatro, dança e todos os benefícios que as artes trazem a todas as pessoas.

O projeto “Afinando o Afeto volume 1” é amplo e prevê publicação de livro, intervenções urbanas com distribuição de frases de afeto pelo município, apresentações de canto e dança, entre muitas outras atividades, sempre com o objetivo de estreitar laços afetivos entre a cidade e as comunidades, contribuindo com a formação e o desenvolvimento artístico de aproximadamente 400 professores da rede pública de ensino de Lençóis Paulistas, contribuindo com o aumento da qualidade do ensino e da vida de alunos e mestres.

“Afinando o Afeto volume 1” é composto por quatro oficinas: “Música e Meditação no Escuro”, com Trovadores Urbanos e Monja Heishin, “Afinando o Afeto”, com Trovadores Urbanos e Valeria Caram, “FuxicomChico” , com Trovadores Urbanos e Suelli Vargas e “Dança Circular”, com Maria Eugênia Santos. A oficina de dança será aberta a toda comunidade, unindo professores, alunos e pais e a todos que dela quiserem participar. “Afinando o Afeto volume 1” é um projeto grandioso, voltado para as pessoas e o compartilhamento de afeto entre elas pois, preparando bem o mestre, os alunos receberão em dobro os benefícios de uma Educação voltada para um mundo melhor.

Para encerrar a primeira edição desse lindo projeto, acontecerá o lançamento de um livro – em formato físico e e-book – contendo frases de afeto e trovas, fruto de criação coletiva, estimulados pelas oficinas. O título: “Afinando o Afeto – volume 1”.

Esse é um projeto da Lei Rouanet, com patrocínio da LWART Lubrificantes.

Compartilhe