A Empresa

A MMP Produções e Eventos foi fundada em 1980 pelos jornalistas Maída Novaes e Marcelo Baccarini. Atuou na área de shows representando os artistas Silvio Caldas, Tom Zé e Walter Franco.

Criadora dos Trovadores Urbanos administra a carreira do grupo.

O grupo Trovadores Urbanos (Eduardo Santhana, Juca Novaes, Maida Novaes e Valéria Caram) iniciou sua carreira em 1990, em São Paulo, oferecendo o serviço de serenatas a domicílio na capital paulista.

Esse trabalho, inicialmente despretensioso, passou a ser um sucesso na cidade, principalmente após uma entrevista do grupo no conhecido programa de TV de Jô Soares, e uma matéria na revista “Veja”. Várias personalidades foram homenageadas com as serenatas dos Trovadores, como Caetano Veloso, Sílvio Caldas, Alaíde Costa, Xuxa, Hebe Camargo, Antonio Fagundes, Eva Wilma, Adriane Galisteu, Mário Covas, Luiza Erundina, Raí, Hortência, dentre outras.

Em 1991, paralelamente à carreira de serenatas, o grupo iniciou sua trajetória deshows, participando do projeto “Via Paulista”, do SESC Pompéia (SP), ao lado de Sílvio Caldas, parceria que rendeu vários outros shows, com temporadas no 150 Night Club do Hotel Maksoud Plaza (SP) e no Mistura Fina (RJ).

Esse início da carreira de shows dos Trovadores levou à gravação do primeiro CDem 1993, pela gravadora RGE, intitulado simplesmente “Trovadores Urbanos”. O trabalho incluiu canções como “Eu sei que vou te amar” e “Eu não existo sem você” (ambas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Minha namorada” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), “Modinha” (Sérgio Bittencourt) e “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), dentre outras.

Em 1995, lançou o CD “Serenata”, pela gravadora CID, do Rio de Janeiro, que contou com a participação especial de Sílvio Caldas, último registro fonográfico do compositor, cantando “Beco sem saída”, de sua autoria. No repertório, canções românticas como “Boa noite, amor” (José Maria de Abreu), “Por causa de você” (Tom Jobim e Dolores Duran), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira); “Preciso aprender a ser só” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) e “Lunik 9″ (Gilberto Gil), dentre outras.

Em 1997, concretizou o projeto “Brejeiro”, com um disco contendo clássicos da música popular brasileira e um show dirigido por Myriam Muniz, em cartaz durante três meses no Teatro Brincante (SP).

Em 1999, o grupo produziu e lançou (com tiragem restrita para o patrocinador, Eletropaulo) seu quarto trabalho fonográfico, intitulado “Canções paulistas”, baseado em pesquisa de Zuza Homem de Mello. O disco mapeou obras dos principais autores nascidos no Estado de São Paulo, em vários gêneros da música popular, homenageando nomes como Tito Madi, Bob Nelson, Carlinhos Vergueiro, Rita Lee, Guilherme Arantes, Toquinho, Paulinho Nogueira, Eduardo Gudin, Itamar Assumpção, Walter Franco e Paulo Vanzolini, dentre outros.

Em 2002, gravou duas faixas para o songbook do compositor Paulo Vanzolini, lançado pela gravadora Biscoito Fino. No final desse mesmo ano, lançou o CD “Copacabana”, pela gravadora Dabliú Discos, com repertório selecionado por Zuza Homem de Mello e arranjos vocais e direção musical de Maurício Maestro. Constam do repertório deste disco canções da fase da música brasileira denominada de “pré-bossa-nova”, como “Copacabana” (João de Barro e Alberto Ribeiro), “Sábado em Copacabana” (Dorival Caymmi e Carlos Guinle), “Fim de caso” (Dolores Duran) e “Nesse mesmo lugar” (Klécius Caldas e Armando Cavalcanti). O disco foi lançado no Teatro São Pedro (SP), com grande sucesso de público.

Em 2004, três gravações extraídas do CD “Canções Paulistas” foram incluídas na trilha sonora da minissérie “Um só coração” (Rede Globo): “Viola quebrada” (Mário de Andrade), “João de Barro” (Muibo Cury e Teddy Vieira) e “Cabocla Tereza” (João Pacífico e Raul Torres).

Em todos esses anos de carreira, os Trovadores Urbanos, além de se apresentarem em shows em vários Estados do Brasil, também o fizeram no exterior, em Portugal (1995 e 1997), Espanha, França (1993), e em Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro de 2003.

Em 2003 e 2004, o grupo participou do espetáculo “Revolução de 32”, apresentando em mais de 20 cidades paulistas. Em 2005, viajou com o espetáculo “15 anos”, com temporada nos teatros São Pedro e Tuca. O show “Canções Paulistas”, que originou o CD e DVD “Canções Paulistas ao vivo” (Dabliú Discos), gravados no Teatro do Sesc Vila Mariana na semana de aniversário da cidade de São Paulo (janeiro de 2007) é apresentado desde 2000, com grande sucesso, em várias cidades de São Paulo e de outros Estados do Brasil. Os Trovadores Urbanos mantém sua agenda de shows viajando por todo o Brasil no ano de 2008.

Conhecidos como “Os Seresteiros do Brasil”, os Trovadores Urbanos fizeram mais de 100 mil serenatas pelo Brasil e pelo mundo, com histórias cheias de emoção e alegria. Homenagearam personalidades como Xuxa, Antonio Fagundes, Eliana, Silvio Caldas, Regina Duarte, Adriane Galisteu, entre muitos outros.

Desde 2010, a Seresta de Sexta, evento semanal e gratuito da “Casa dos Trovadores”, atrai espectadores de várias cidades. O repertório e a decoração do sobrado em Perdizes se adaptam às principais datas comemorativas do ano – Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

Em 2012 o Instituto Trovadores Urbanos implantou dois polos de musicalização na zona sul de São Paulo, Cidade Ademar e Diadema, replicando o projeto dos Trovadores Mirins, grupo formado por 30 crianças de cinco a doze anos, sob a batuta de Lucila Novaes.
Em 2013, grande sucesso com as turnês “Luz” , 15 show e “Sinfonia Seresteira”, 12 shows , no estado de SP .

Em 2014, o grupo seguiu em turnê com o quinteto Bachiana de João Carlos Martins, espetáculo Sinfonia Seresteira e os Trovadores Mirins já lançaram o CD Paulistinhas, o universo paulista da música infantil.

O Instituto Trovadores urbanos seguiu com a Escola de Trovadores em Cidade Ademar, com 80 crianças estudando música e teatro . O projeto Seresteiros do São Francisco aconteceu em Julho, documentando a música e cultura, os seresteiros da região do Médio São Francisco, Em 2015, será lançado o documentário OS SERESTEIROS DO RIO SÃO FRANCISCO. Todas as quartas feiras do ano foram realizadas visitas às crianças do Hospital do Câncer AC CAMARGO.

Em 2015, alegria e festa, 25 anos de Trovadores Urbanos. Projetos principais: Música no Escuro, Abra sua janela para São Paulo, show Trovadores Urbanos 25 anos .